sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Escola Alfredo Gomes realiza culminância do Eixo: Lei 10 639


A Escola Municipal Alfredo Gomes de Araújo, localizada na Comunidade Quilombola de Trigueiros, realizou na manhã desta quarta-feira (5), o encerramento dos estudos do 4º bimestre acerca do Eixo: Lei 10 639/2003.

Sancionada em 2003, a Lei tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, dentro das disciplinas que já compõem as grades curriculares do ensino fundamental e médio em todas as instituições de ensino, publicas e particulares. O que garante a valorização dos costumes e tradições do povo africano, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, por meio da música, dança, culinária e religiões de matrizes africanas. Um marco fundamental na luta contra o racismo e na diversidade do ensino.

A Lei também estabeleceu o dia 20 de novembro como o dia da Consciência Negra, com o objetivo de combater o preconceito racial no Brasil. O fato aconteceu em homenagem ao dia da morte do líder quilombola, Zumbi do Palmares.

Estudantes de todas as modalidades de ensino, desde a educação infantil ao EJA, se empenharam nas pesquisas junto à comunidade e em parcerias com outras escolas municipais.

O evento reuniu a exposição dos trabalhos realizados em sala de aula, e apresentações de poemas, músicas, brincadeiras, costumes e tradições africanas, mostrando as raízes negras de um povo quilombola. Afinal, África e Brasil estão unidos pela cultura e história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário