sexta-feira, 11 de setembro de 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE VICÊNCIA(PE), HOMENAGEIA O MUNICÍPIO PELOS 87 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Vicência, na Zona da Mata pernambucana, a 87 km do Recife, é destacada neste quadro de hoje em foto de arquivo deste blog. Na imagem, a Matriz de Sant’Ana que, em julho de 2015, completou 136 anos.

O povoamento de Vicência começou com a construção de uma capela próxima à residência da proprietária Vicência Barbosa de Melo. Por força da Lei Provincial 1.448, de 5 de junho de 1879 a povoação foi elevada à categoria de Freguesia.
Em 11 de setembro de 1928 a localidade foi elevada à categoria de cidade, através da Lei Estadual 1931. Ficou constituído o município de Vicência com os distritos de Vicência e Angélicas, desmembrado do município de Nazaré. Sua emancipação ficou determinada, na mesma Lei, em seu artigo 15, parágrafo único, para o dia 1 de janeiro de 1929.
As principais atividades econômicas de Vicência são a agroindústria, com destaque para a Usina Laranjeiras, maior empregadora do município e a agricultura, com destaque para a banana.
Há vários engenhos históricos em Vicência, em destaque estão o Engenho Jundiá, e o Engenho Poço Comprido, remanescente do século XVIII, entre outros, que têm contribuição indubitável na construção da história de Pernambuco.
Vicência também conta com muitos pontos de intensa beleza natural, inclusive com várias cachoeiras e lindas matas, especialmente ao longo do cimo da serra, sendo local muito apropriado para a prática do ecoturismo, tanto que várias empresas e entidades educacionais têm nesta cidade um de seus pontos mais procurados. Fonte - Blog do Magno Martins

Hino do município de Vicência
Letra por Aníbal de Oliveira Mota
Melodia por Áureo Cisneiro Luna
Salve a terra de amor e civismo
Sob o pálio dum céu constelado
Dos teus filhos do nobre heroísmo
No futuro será conservado

Num setembro que hora a história
Foi bradada a tua liberdade
E os teus filhos cobertos de glória
Engalanam a sua cidade

Fibram os teus canaviais
A bandeira da esperança
Nos teus verdes matagais
Reina a expressão da bonança

Tens beleza encantos mil
O teu céu sempre azul
Oh! Terra do meu brasil
Sob o cruzeiro do sul

Jubielu de alegria e da glória
Que relembra tua libertação
Tradição de civismo na história
De Vicência adorado torrão

Para frente marchamos garbosos
Entoando tão linda canção
A vibrar conduzindo orgulhosos
Nossa terra pelo coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário