sexta-feira, 27 de julho de 2018

Secretaria de Educação reúne rede municipal para encerramento da Semana da Formação Pedagógica


A Secretaria Municipal de Educação e Esportes realizou uma semana de muito estudo e conhecimento para os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Chamada de: Semana da Formação Pedagógica, o estudo continuado aconteceu com o objetivo de garantir e intensificar a qualidade das equipes, por meio da formação, fazendo com que o trabalho nas escolas seja cada vez mais fortalecido. 

Foram 5 dias de encontros, discutindo temas e interesses diversificados, dentro do contexto escolar. A abertura da capacitação aconteceu na última quinta-feira (19). Até o encerramento, foi discutido sobre: gestão curricular, o papel, atribuições e desafios dos profissionais nas escolas, limites e possibilidades, assim como, os resultados do desenvolvimento da rede em relação ao nível de aprendizagem, reprovação, evasão escolar, falta dos alunos e também dos professores, além da participação nas atividades. A análise dos dados estudados visa intervenções nas unidades escolares, já na volta às aulas, para a correção e ajustes das falhas.

Nesta terça-feira (24), todas as escolas reuniram suas equipes gestoras para uma reunião administrativa, a fim de estudar e revisar o PPP (Projeto Político-Pedagógico), além de preparar à volta as aulas, que acontece na próxima semana. Enquanto isso, na sede da secretaria de educação e esportes, os departamentos de: Gestão, Políticas, DTACE e equipe interna do pedagógico, juntamente com a secretária, Eliane Silveira, discutiam a construção do calendário de aulas atividades e visitas técnicas às escolas.

Entre os temas abordados, estavam: Limites e Desafios da Coordenação Pedagógica na Gestão do Currículo Escolar, ministrado por Eliane Silveira, secretária; Gestão Democrática com Foco na Aprendizagem, este sob a responsabilidade de Luciana Anacleto da GRE – Mata Norte (Gerência Regional de Educação); e O desafio da Gestão no Desenvolvimento de Políticas de Responsabilização Educacional, tendo como palestrante, Eduardo, Gerente de Resultados da SEPLAG/PE (Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco). Este encontro reuniu além dos coordenadores pedagógicos, toda a equipe técnica da secretara de educação e os gestores escolares, que também estão em formação.

Na manhã desta quarta-feira (25), toda a rede municipal de ensino se reuniu na Escola da Comunidade Cristã, na Chã dos Mandados, para o encerramento da Semana Pedagógica. O momento contou com a presença da Dra. Cláudia Roberta, psicóloga, que ministrou a palestra sobre: A Contribuição da Educação no Processo de Humanização das Pessoas. Na ocasião, também foi apresentado o projeto Caminhos da Alfabetização e exposto o calendário da visitas técnicas às escolas.

O momento contou também com a participação da coordenadora de vigilância e saúde, Valéria Soares, que abordou a importância dos cuidados com a hanseníase, comumente conhecida como lepra. Doença infecciosa causada pela bactéria mycobacterium leprae ou bacilo de hansen, que causa sensibilidade na pele, e manchas esbranquiçadas no corpo. A doença tem cura, mas exige um tratamento sério e prolongado, por isso, a importância da atenção dos professores com os alunos é fundamental para o diagnóstico, já que, muitos passam mais tempo na escola do que com os próprios familiares. 


Confira todas as fotos. Click aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário