sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Vicência: Escolas da rede municipal se destacam no IDEPE 2017



A Gerência Regional de Educação da Mata Norte (GRE), realizou na manhã desta quinta-feira (13), a cerimônia de certificação das escolas que obtiveram melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEP) 2017, e IDEB, sistema de avaliação a nível nacional. O evento aconteceu na Faculdade Luso-Brasileira, FALUB, da cidade do Carpina, e contou com a presença de gestores, professores, coordenadores e secretários municipais e estaduais.  

Dentro dos 10 destaques da Mata Norte, Vicência teve 5 escolas municipais com resultados significativos. A Escola Maria de Lourdes Do Povoado Borracha obteve o melhor IDEP de todas as escolas da Mata Norte, chegando a quase 7 pontos, ultrapassando a média nacional que é de 6 pontos. A Escola Alfredo Gomes do Povoado Quilombola de Trigueiros, teve o maior crescimento das escolas municipais apresentando um crescimento de 1 ponto.  A Escola José Rufino também do Povoado Borracha apresentou crescimento nos anos finais (6º ao 9º ano). A Escola Comunidade Cristã, mostrou crescimento no resultado dos anos iniciais (1º ao 5º ano). A Escola Otacílio Vasconcelos apresentou uma melhora significativa na aprendizagem.

Para banir definitivamente a evasão escolar, o índice de reprovações e melhorar ainda mais a qualidade do aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação e Esportes ainda tem muito trabalho a fazer. Porém, a cada semestre, são tomadas medidas necessárias para capacitar e qualificar os profissionais da educação para que os bons resultados continuem aparecendo.

O trabalho está sendo bem feito. Os resultados são cada dia melhores e sendo mostrados de várias maneiras. As escolas municipais estão se destacando na qualidade do ensino dentro e fora do município. E para a secretária de educação e esportes, Eliane Silveira, que acompanhou toda cerimônia junto com as gestoras das escolas em destaque, esta conquista é fruto de um bom trabalho realizado em 2017, onde foi investido bastante nas unidades escolares, desde a infraestrutura, material didático, qualidade da merenda a qualificação dos profissionais da educação, ações essas que se refletem na aprendizagem trazendo bons resultados para o município. “O conjunto dessas ações fez com que o município crescesse tanto no número de matrículas, como nos resultados, a ponto de sermos destaque da Zona da Mata”, completa. Vicência obteve o melhor desempenho no IDEP dos último 7 anos.

Click aqui e confira mais fotos.

No dia da independência, escolas levam história de Vicência às ruas


O Desfile Cívico é um dia muito esperado por todos. É um momento onde os alunos podem brilhar nas ruas do município, exibindo fantasias, exuberância, muita cor e história. Na última sexta-feira (7), não foi diferente, as escolas municipais, estaduais e particulares do município, deram um verdadeiro show de civismo desfilando pelas principais ruas da cidade.

De pequenos a adultos, todos os alunos se empenharam em fazer bonito e, claro, teve motivo mais que especial; os 90 anos de emancipação política de Vicência, que foram celebrados, também, no desfile cívico. Cada escola contou um pouco da história da princesa do Vale do Siriji, desde antes de sua emancipação até os dias atuais.

Dos engenhos às Usinas, artistas locais a filhos ilustres, da história à economia e desenvolvimento, tudo exposto à população em horas de encantamento; um desfile de puro orgulho, não para o ego, mas para os cidadãos vicencianos que puderam ver e recordar a história de suas vidas.

O evento aconteceu nos horários da tarde e noite, seguindo a temática: Bendita Sejas, Terra onde eu Nasci! O tema deste ano foi inspirado em um poema de Benedicta de Mello, poetisa e escritora vicenciana.

A escola Municipal Luiz Maranhão, as particulares: Educandário Arco-Íris e Instituto São Tarcísio, e as estaduais: Dr. Joaquim Correia, o Ceru, e EREM Padre Guedes, também celebraram o aniversário das instituições, levando às ruas a história das escolas e a evolução dos métodos de ensino e estudantes, mesclando as apresentações com alunos atuais e veteranos em uma mistura de memórias e cultura estudantil. 

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes, abriu o desfile com a comissão de frente representando o antigo rancho de dona Vicência, e os tropeiros que lá passavam diariamente. O evento contou com a presença do prefeito Guiga Nunes, do deputado estadual, Antônio Moraes, da secretária de educação e esportes, Eliane Silveira, e várias autoridades locais.

Os desfiles das escolas dos distritos irão acontecer até o fim deste mês.  

Confira as datas:
16/09 – Povoado Borracha
22/09 – Comunidade Quilombola de Trigueiros
23/09 – Povoado Angélicas
30/09 – Vila Murupé

Profissionais da educação especial visitam SOMAR e Museu Cais do Sertão


Os profissionais da educação especial do município realizaram na última terça-feira (4), uma visita a clínica SOMAR, especialista no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo.  A clínica, pioneira no Nordeste, desenvolve um trabalho especializado com dedicação total à inclusão social dos autistas, respeitando suas particularidades e o tempo de desenvolvimento de cada um.

Os profissionais das salas de atendimento especializado (AEE), professores de apoio, das turmas de educação especial, e intérpretes e coordenadores, além da SOMAR, também visitaram o Museu Cais do Sertão. As visitas aconteceram com o objetivo de partilhar experiências educativas a fim de aprimorar o atendimento às crianças com necessidades especiais do município.

Secretaria de Educação promove formação para profissionais do Programa Novo Mais Educação


A Secretaria de Educação e Esportes realizou no último dia 29 de agosto, a II Formação para os profissionais do Programa Novo Mais Educação.  O encontro aconteceu na Escola Municipal Luiza Coutinho e teve como tema: Planejamento e Sequência Didática, ministrado pelas formadoras, Nalva Aprígio e Rose Silva.

O programa tem por objetivo, melhorar o desenvolvimento dos alunos do ensino fundamental nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, através da ampliação da jornada escolar, que complementa a carga horária com aulas em contraturno e atividades a livre escolha. No município, o programa atende 14 escolas da sede e dos distritos, com aulas de dança, música, e prática esportiva.

A formação contou com a divisão dos grupos por atividades complementares e de acompanhamento pedagógico, além de avaliação.