quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Secretaria de Educação: Divulgado resultado do Concurso de Redação 2018


Foto/Divulgação/Internet

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes, juntamente com o Departamento de Tecnologias Educacionais, Ações Culturais e Esportivas (DTEACE), divulgou nesta terça-feira (11), o resultado final da VI edição do Concurso Municipal de Redação, voltado para alunos do 6º ao 9º ano, regularmente matriculados no ensino fundamental das escolas municipais, com o objetivo de estimular nos estudantes, a leitura e escrita de diversos gêneros textuais.

Desde a divulgação do concurso no mês de abriu, 8 escolas se engajaram na realização das produções, respeitando o cronograma e a ficha de adesão. Em novembro os materiais já produzidos pelos alunos participantes foram entregues à comissão julgadora para serem avaliadas.  Cada série ficou com um gênero textual; Histórias em quadrinhos para os alunos do 6º ano, poema para o 7º ano, conto para o 8º ano e dissertação argumentativa para os estudantes do 9º ano.

Dados os resultados, a Escola Municipal Dr. Benjamin Azevedo conquistou 2 gêneros com alunos do 8º e 9º ano. O prêmio do 6º ano ficou com a Escola Napoleão Xavier de Moraes. O do 7º ano ficou com a Escola Urbano Ramos de Andrade Lima.

Confira os resultados:


6º ano – Gênero textual: História em Quadrinhos - Escola Municipal Napoleão Xavier de Moraes. Aluna: Maria Letícia da Silva;
7º ano – Gênero textual: Poema – Escola Municipal Urbano Ramos de Andrade Lima. Aluna: Wéllida Layane Silva Farias;
8º ano – Gênero Textual: Conto – Escola Municipal Dr. Benjamin Azevedo. Aluna: Sâmylla Kamilly da Silva;
9º ano – Gênero textual: Dissertação Argumentativa – Escola Municipal Dr. Benjamin Azevedo. Aluna: Gleicyelle Pereira da Silva.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Projeto Leitores em Ação: Disputa equilibrada define vencedores


Nesta segunda (10), e terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, realizou a etapa final do Projeto: Leitores em Ação, que tem por objetivo verificar o melhor leitor que atenda perfeitamente aos critérios específicos da comunicação oral.

Criado em 2018 pelo Departamento de Tecnologias Educacionais, Ações Culturais e Esportivas (DTEACE), o Projeto de incentivo à leitura tem como foco o letramento e desenvolvimento da leitura nos alunos do 3º e 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública municipal.

Na segunda-feira (10), 4 alunos do 3º ano disputaram a premiação final com graciosidade e leveza na leitura, atendendo os critérios estabelecidos e encantando a todos. Já na terça (11), foram 6 alunos do 5º ano que mostraram sua desenvoltura e domínio na hora de ler os textos.

Todos os concorrentes foram avaliados pela comissão julgadora nos seguintes requisitos: entonação da voz, espontaneidade na leitura e pausas determinadas pela pontuação. Além dos estudantes, os professores que apresentaram sua experiência com a turma em sala de aula, também foram avaliados pela banca.

A Escola Municipal Napoleão Xavier de Morais do Povoado Angélicas se classificou em 1º lugar nas duas categorias. A segunda colocação para o 3º ano ficou com a Escola Alfredo Gomes de Araújo, da Comunidade Quilombola de Trigueiros, e do 5º ano, a Escola Urbano Ramos de Andrade Lima, da Vila Murupé. A conquista do terceiro lugar, também nas duas categorias da disputa, ficou com a Escola José Rufino, do Povoado Borracha.

Confira a classificação:

Vencedores do 3º ano:
1º lugar – Escola Municipal Napoleão Xavier de Morais – Aluna: Adna Ruanny da Sliva;
2º lugar – Escola Municipal Alfredo Gomes de Araújo – Aluna: Hemily Vitória do Nascimento;
3º lugar – Escola Municipal José Rufino – Aluna: Lohane Ferreira Cavalcanti.

Vencedores do 5º ano:
1º lugar – Escola Municipal Napoleão Xavier de Morais – Aluna: Maria Eduarda Vicente da Silva;
2º lugar –Escola Municipal Urbano Ramos de Andrade Lima – Aluna: Clara Layse Silva Farias;
3º lugar – Escola Municipal José Rufino – Aluna: Ana Beatriz de Santana.

Alunos, professores e salas de leitura vencedores do 1º, 2º e 3º lugar, serão contemplados com prêmios, que serão entregues no início do ano letivo de 2019. 





sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Secretaria de Educação realiza avaliação institucional


A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Vicência realizou nesta quinta-feira (7), uma avaliação institucional, a fim de rever suas ações e definir as prioridades para 2019. Com o objetivo de aprimorar suas atividades, com foco em suas funções sociais, por meio de um olhar global e analítico sobre a realidade da educação do município. Além de verificar o que, de fato, impactou no processo educacional, e o que contribuiu para os melhores resultados. A avaliação, que aconteceu no Engenho Poço Comprido, tem como ponto norteador o Plano Municipal de Educação.

Todos os departamentos que compõem a secretaria: Pedagógico, Gestão, Políticas, Nutrição, Administrativo, DTEACE e Financeiro, tiveram 20 minutos para apresentarem as ações desenvolvidas durante 2018, expondo entre os demais, as que tiveram êxito, não exitosas, com a possibilidade de serem repensadas para o próximo ano, e propostas para 2019.

Após os departamentos, foi a vez da secretária de educação, Eliane Silveira, fazer sua avaliação geral. Pontuando as atividades que devem ser repensadas, melhoras ou retiradas do cronograma. A gestora falou ainda sobre o clima organizacional, a relação entre os setores, prática pedagógica, gestão democrática, políticas educacionais, transporte e alimentação escolar, além do monitoramento no processo de aprendizagem.

A maioria das ações foram avaliadas como exitosas podendo sofrer, apenas, pequenos ajustes em 2019. Outras, mesmo tendo sido desenvolvidas com êxito, deverão ser repensadas tendo em vista o engajamento dos setores como um todo, e a contenção de gastos.